Passeio Serra Rastro da Serpente 11/02/2013

A Serra do Rastro da Serpente  é uma estrada com muitas curvas e belíssimas paisagens que fica na divisa de São Paulo e Paraná. Na realidade é composta de duas estradas BR-476, que vai de Curitiba até Adrianópolis, divisa com São Paulo e a SP-250 (ou BR-353) que passa por Capão Bonito, Para quem vem de São Paulo o acesso se dá por pista dupla pela SP-127, Saímos de Curitiba às 07:00 já chegamos ao ponto de encontro um pouco atrasados eu e a Sil V-Strom 650 , o Renato e a Patricia  V-Strom 650 já nos esperavam e o Paulo com sua Aprilia Pegasu 650, chegou logo depois. Partimos então para fazer a "Serra do Rastro da Serpente"  roteiro bem conhecido dos motociclistas. A primeira impressão que tivemos foi quanto ao fluxo de veículos até a saída da cidade bem movimentado para uma Segunda de Carnaval. Logo que passamos a cidade de Colombo começam as curvas ,  pista molhada muitos caminhões e  um pequeno susto na chegada em Tunas mas nada de "comprarmos um terreninho" no rastro da serpente chegamos em Tunas do Paraná uma paradinha básica para usar o banheiro, e fomos em direção á divisa do Estado e Adrianópolis vale ressaltar que o sol saiu e realmente nas pontes e viadutos a natureza caprichou lindo mesmo.

O que é o Rastro da Serpente?
Deixo o próprio PHD Chico explicar: O Rastro da Serpente
Este nome surgiu em minha mente, dias mais tarde ao me lembrar das fortes experiências que tive, ao percorre a bela estrada que serpenteia entre Capão Bonito - passando por Apiaí, em SP e prossegue por Ribeira, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul - e Curitiba, no Paraná.
No trajeto de ida, no sentido PR – SP, alguns amigos “apearam” de suas motos em movimento, sem conseqüências mais graves, além de um grande susto. Na volta, mais outros amigos dispensaram repetir a emoção, preferindo voltar pela BR 116, que também é traiçoeira, mas já é uma cobrinha bem conhecida de todos os PHD.
Nesse trajeto, entre Capão Bonito – SP 250 e Curitiba – BR 476, há um trecho de 157 km que é pura adrenalina. Foram tantas curvas fechadas, que consumiram algo em torno de 4 horas de nossa viagem.
Vale lembra que todos que já comentaram comigo sobre essa estrada, afirmam que em todo grupo, sempre alguém se descuida e cai.
Esse caminho é muito recomendado por vários PHD, incluindo a mim, que afirmamos que O Rastro da Serpente não deve nada, em dificuldade e beleza, a estrada The Tail of The Dragon, americana.
Fiquei tão animado com a estrada, que vou fazer contato com as prefeituras (setor de turismo) das cidades, no roteiro, a fim de adotar essa minha sugestão de nome “Rastro da Serpente”, oficialmente, criar, um merchandising local (logo, slogan, camisetas, adesivos, pin etc) e apoio de hotelaria, a fim de promover o roteiro para o moto turismo.
Outra idéia que será proposta é criar a "Arvore da Vergonha", que será uma grande árvore, em um determinado local de parada, onde serão colocados os pedaços deixados pelos tombos dos que se comportaram como “meninos” e não souberem respeitar os limites e nem as artimanhas dessa bela estrada.
A propósito do “menino”, recordo que durante essa viagem, um PHD de São Paulo, que estava conosco, comentou que para passarmos por ali, “os meninos deveriam se transformar em homens”. Para quem não entendeu a tradução é simples: “Cuidado meu amigo, aqui você tem que agir com responsabilidade, deixando as brincadeiras imaturas para outros momentos. Do contrario, o Rastro da Serpente vai jogar você no chão, sem perdão. Assim, se você não é apressadinho e gosta de curtir as belezas do caminho, fica a sugestão aos PHD para conhecer essa maravilhosa estrada. Mas, sem esquecer a frase do PHD de São Paulo, em resumo: “Recomendado apenas para Homens. Meninos; Não.” Maiores informações no site do PHD-BR.
The Tail of the Dragon é um trecho de 18 km na estrada US 129, que passa próximo ao Great Smoky Mountains National Park, no Estado do Tennessee. Este trecho, entre o Condado de Blount, Tennessee e o Condado de Swain, North Carolina, tem 318 curvas. O limite de velocidade é de 55 km/h e é intensamente fiscalizado pelas Polícias Rodoviárias dos dois Estados.

Fonte:http://wilsonroque.blogspot.com.br/2009/07/rastro-da-serpente.html

Curvas

O Sol saiu e veja que tapete

Chegando em Adrianópolis pela BR  476 fotos na divisa com Renato Paulo,   a Sil nem quis tirar o capacete a Patricia preferiu tirar as fotos.
Eu Renato e Paulo grandes parceiros de viagem

Marco da divisa

A Sil

Renato Patricia que ficou de capacete tb e Paulo
 Adrianópolis

Concluído primeiro trecho seguimos pela SP 250 ou BR 353 até Apiaí SP estrada péssima tire suas próprias conclusões as fotos estão aí uma pena porque a  região é muito bonita mas muito pobremente explorada para o turismo
Buracos tapados com terra imagine com chuva

Laminha Básica

Laminha

A Placa da Cidade quase passa despercebida muito mato e falta de conservação

Essa Placa fica bem no centro da cidade quase passamos batido se não fosse o Paulo querer abastecer, uma pena falta investimento em Turismo nem um ponto de encontro em Apiaí somente no posto BR em
 frente a praça tem uma lojinha e estava fechada quando passamos por lá.
Obs: Eles vendem o Certificado de conclusão da estrada no posto BR em frente à praça.

Paulo

Eu e a Sil

Paulo eu e o Renato

Hora do almoço todo mundo com fome atras desta praça tem um barzinho do Grego cortesia de um ex-aluno do Renato que ajuda seus pais no Posto BR  em frente a praça, almoço bom comidinha caseira, recomendo.

Partimos para Capão Bonito vale ressaltar que a estrada é um pouco melhor neste trecho

Saída de Apiaí

Chegando em Capão Bonito estrada até que tem boas curvas

Porthal Rastro da Serpente
Chegamos até este bar temático cujo proprietário é o Arthur um sujeito nota 10 nos atendeu muito bem com informações sobre a cidade hotéis restaurantes e anexo do portal funciona uma oficina do sobrinho dele no portal servem lanches tem wi-fi , o diploma do percurso pins bottons camisetas muito show. Vale a pena conferir.

Renato e Patricia

Eu e a Sil

Da esquerda para a  direita Renato Patricia, Sil Eu e o Paulo

conhecemos um casal 10 com uma versys o Waldemir e eliana que foram conosco até Curitiba

Deixando a MARCA

A Sil tomando agua

A Sil queria levar a moto Guzzi embora

A Se não tivesse que pegar a estrada

Ia ficar dentro desta geladeira

Casal Waldemir e Eliana

Com todas as obrigações em dia kkk, resolvemos levantar acampamento pois ainda tinhamos 400 Km até em casa Saímos de Capão Bonito por,  acredite se quiser um sonho para nós uma Rodovia de pista dupla passamos por uma praça de pedágio que sinceramente agradeci por ter deixado em casa os baús laterais da GORDUCHA  porque tenho quase certeza que a GORDUCHA não passava naquele espaçinho kkk, fomos até a entrada de São Miguel Arcanjo para pegarmos à Rod  SP 139 (Rod Neguinho Fogaça) que liga esta cidade até Sete Barras e depois Registro, quase chegando em São Miguel Arcanjo o Paulo estava na minha frente e vi a placa dele caindo paramos e a Sil descolou um alicate e um arame daí já viu né Gambiarra na certa, não sei o que tem a ver mais a partir da quase queda da placa do Paulo a moto dele não pegava mais na partida somente no Tranco sufoco.
Entramos no Parque Estadual Carlos de Botelho 34Km de estrada de chão com direito a barro e tudo mais um OFF de leve, chegamos à Sete Barras dai só alegria até Registro asfalto, ahh esqueci de mencionar que no meio do caminho o Paulo desligou a moto e da-lhe empurrar a bicha,  paramos no Posto Graal abastecemos as motos e nos abastecemos também kkk estávamos mortos de fome, seguimos para Ctba com todos chegando bem valeu a todos que participaram.
Um abraço

Chegando em São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

Indo para o Parque Carlos Botelho

Entrada do Parque Carlos Botelho

Off Leve

E buracos também esqueceram de colocar na placa kkk