Modificar guidão pode prejudicar o controle da moto
Peça é essencial para uma condução segura.
Colunista afirma que segredo é não exagerar nas alterações.
Guidão alto, estilo 'seca-sovaco', deixa braços esticados em demasia
Gosto é como nariz, certo? Cada um tem o seu. Esperta, a indústria da
motocicleta procura atender a cada um de nós de maneira quase que
individual, criando motos de todo tipo e para todos os gostos. Mesmo com
essa grande variedade, há quem queira algo mais – ou algo menos – e
assim surgem as motos modificadas “ao gosto do freguês”, cada vez mais
frequentes na paisagem nacional.
“Customização” é a palavra aplicada para, geralmente, definir o que os
donos de Harley-Davidson e demais motos do estilo custom fazem com suas
máquinas. A regra é: quanto menos original, melhor. E assim, dá-lhe
detalhes: um cromado ali, um farolzinho acolá, e enquanto a coisa fica
no nível do detalhe, tudo bem. Porém, quando as modificações atingem
algo mais que delicado posicionamento de pilotagem, a coisa pode
complicar.
A regra é usar o bom senso: um guidão altíssimo, no mais puro estilo
“seca-sovaco”, pode comprometer a manobrabilidade da moto de uma maneira
prejudicial à segurança. Do mesmo modo um guidão estreito, curto e
baixo, totalmente oposto, também. Assim, fique esperto: motos são
veículos que exigem domínio pleno e perfeito. Mesmo que você a utilize
apenas para passear tranquilamente e não pilote esportivamente, a moto
customizada deve continuar sendo 100% domável. Freios, embreagem e
câmbio precisam ser acessíveis e funcionais tal qual no modelo saído de
fábrica.
Guidão estreito pode alterar dirigibilidade da moto
Mas você não faz parte da tribo custom e sua realidade não é desfilar de
motocicleta. Na verdade, a moto para você é uma ferramenta de
transporte ou até mesmo de trabalho, e modificações mais do que atender
aspectos estéticos visam fins práticos. Neste caso, sua vida ao guidão
se passa boa parte do tempo rodando pelo corredor entre os carros
parados, um ambiente onde se sua moto fosse fina como um pente ela seria
mais do que perfeita: nada de esbarrões nos espelhos retrovisores
alheios, zero confusão com os enclausurados dos carros.
Para tornar isso algo próximo da realidade, a tentação de entortar o
guidão ou mudar o original por um mais estreito é grande, e o mesmo
ocorre com o posicionamento dos espelhos retrovisores e das manetes de
embreagem e freio dianteiro. Inverter o lado dos espelhos é algo bem
comum, assim como reposicionara as manetes, inclinando-as para cima,
porém.... use seu bom senso!
Um guidão estreito demais certamente facilita passar em frestas, mas
oferece uma alavanca menor, alterando a dirigibilidade da moto de modo
importante. Ou seja, não exagere. Com relação aos espelhos retrovisores,
trocá-los de lado pode facilitar a vida entre os muros de carros, mas e
quanto à visibilidade, função primordial e importante desse acessório?
Guidão original deixa motociclista em posição mais natural
Equilibrar a necessidade prática à exigências de segurança é básico. Já
quanto a alterar o ângulo das manetes de freio dianteiro e embreagem,
virando-as para cima de forma exagerada, esta é realmente uma péssima
iniciativa: o que se ganha na “navegação“ entre o mar de espelhos
retrovisores dos carros se perde em segurança.
Alterar o posicionamento destes comandos não é proibido, mas jamais de
modo a ultrapassar o ângulo que as deixa paralelas ao chão. Passar deste
limite exigirá das mãos um movimento antinatural, que prejudica não só o
acionamento da alavanca (algo grave no caso do freio dianteiro,
especialmente) como também poderá, a longo prazo, causar um problema
físico em suas articulações e/ou tendões.
Alterações dos comandos também devem ser sutis
Enfim, como dito no início, neste tema de modificações vale sempre o bom
senso: não é pecado você deixar sua moto com a “sua cara” e tampouco
adequar os comandos à suas preferências e gostos, variando quando
possível o posicionamento e conformação originais de guidão, manetes,
pedaleiras e pedais. Mas não esqueça que, antes de mais nada, vem a
funcionalidade, que está diretamente associada ao fundamental domínio
pleno dos comandos e, consequentemente, com a sua segurança.
Fonte: G1
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