Desgaste excessivo dos pneus!
Desgaste excessivo ou desgaste irregular dos pneus é um problema
relativamente comum em motocicletas. Na maioria dos casos isto é
resultado da falta de calibragem dos pneus. Pneus com a pressão acima do
recomendado apresentam desgaste no centro da banda de rodagem. Pneus
com calibragem abaixo do recomendado apresentam desgaste nas bordas.
Em ambos os casos o equilíbrio e estabilidade da motocicleta estão
comprometidos e, portanto, fica claro que sem contar o custo relativo à
redução da vida útil do pneu, calibragem é um item de segurança. O
desgaste excessivo ou irregular pode também ser resultado do estado e
uso da motocicleta bem como estilo de pilotagem.
Veja a seguir diversas recomendações sobre isso:
- Pilotagem agressiva (curvas no limite, frenagens fortes), desgasta excessivamente os pneus.
- Motos com maior incidência de uso em trechos retos (estradas por
exemplo), tendem a apresentar desgaste no centro do pneu, criando o
chamado “pneu quadrado”.
- Desalinhamento do chassi que pode ocorrer em motos que já sofreram acidentes.
- Peso mal distribuído, como por exemplo uma caixa de ferramentas em um
só alforje, amortecedores danificados ou com mau ajuste da pressão nas
molas e na ação hidráulica.
- Quanto maior a potência da moto, maior o desgaste do pneu traseiro
devido a tendência da roda arrastar nas arrancadas e ao grande torque
aplicado na roda que traciona.
- O estado de conservação das rodovias pode contribuir para o desgaste irregular e causar danos.
- Fazer “rodinha” ou “zerinho” não só causa desgaste no pneu traseiro,
como pode causar danos no motor de sua moto, que não foi projetado para
manter o alto giro e torque sem refrigeração; deixe isto para os
profissionais de “freestyle”.
- Pressão dos pneus: a temperatura é uma causa importante na variação da
pressão nos pneus. Para o ar, a relação – P.V/ T – é constante, onde:
P= Pressão, V= Volume e T = Temperatura. Para pneus de motocicletas em
geral, considerando-se o volume de ar e a elasticidade da borracha dos
pneus, podemos chegar a uma relação simplificada onde para cada 5,6°C,
temos uma variação de 1 psi (libras) na pressão. Assim, se sobe a
temperatura, sobe a pressão também e vice-versa.
- A pressão ideal para cada pneu e condições de carga são indicadas no
manual da motocicleta e na lateral dos pneus (alguns pneus mostram
somente o limite máximo). Lembramos que o peso transportado influi
nestes valores.
- Quando calibrar: a pressão deve ser verificada a cada semana e com os
pneus frios (não houve um longo período de uso antes da calibragem).
- Em dias quentes a pressão de um pneu rodando pode variar por volta de 6
psi (libras), sendo normal uma perda de pressão de 1 psi (libra) por
mês. Então veja: você calibra os pneus em um dia muito quente de verão e
não verifica a calibragem por 6 meses (o que não é recomendável). Ao
sair cedo num dia frio de inverno, você pode estar com até 12 psi
(libras) a menos nos pneus de sua moto e isto pode ser muito perigoso.
- Verifique a pressão de ar dos pneus semanalmente e sempre antes de viajar.
Outro aspecto importante e que exerce influência sobre os pneus é a
qualidade dos pneus. Mas o que podemos entender sobre a qualidade dos
pneus, gastos excessivos, pouca aderência em piso seco ou molhado,
furos constantes?
Um técnico especializado em pneus disse em uma palestra referente ao
assunto que “pneu bom é aquele que gasta muito rápido”. Claro que ele
quis dizer do tocante ao grip, ou seja, a aderência no piso e em
situações de competições. Assim, devemos nos preocupar em usar um pneu
que atenda o tipo de uso que vamos lhe dar e manter os pneus sempre em
bom estado, sem excessos na pilotagem, como frenagens ou re-acelerações
desnecessárias. Motociclistas que usam a moto diariamente, no ir e vir
do trabalho ou mesmo para o lazer em viagens, não estão nas ruas para
competir.
É bom lembrar que pneu também possui “vencimento”. A borracha mantém
suas qualidades durante cinco anos da data de fabricação. Também, se o
pneu não estiver armazenado adequadamente, poderá ressecar e formar
rachaduras mesmo antes de usar. Desta forma, se vai comprar uma moto
usada e encontrou aquela moto dos sonhos, com baixa quilometragem e
nunca precisou trocar os pneus originais porque ainda estão “novos”?
Cuidado! A moto usada pode estar impecável, mas por ficar muito tempo
parada (com baixa km) o pneu passou de sua validade. As outras peças de
borracha seguem o mesmo caminho. Pneu é um assunto sério para a
segurança do piloto, por isso trate-o como sendo da família.
Fonte: Moto Online
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